Existe uma dúvida muito comum entre as pessoas quanto aos gastos que um carregador, seja de celular, notebook ou outro aparelho eletrônico, ficar plugado na tomada. Será que deixar um carregador na tomada o tempo todo na tomada pode gerar um aumento significativo na conta de energia? É sobre isso que vamos explicar. Vamos analisar o que dizem profissionais da área e as reais impressões sobre o assunto.
A princípio, é verdadeira a informação de que o carregador sempre consome energia quando plugado, mesmo sem estar carregando o aparelho. Por outro lado, trata-se de um consumo muito irrelevante. O especialista em engenharia elétrica, Alessandro de Oliveira Santos, em entrevista ao site tecnoblog em 4 de julho de 2022, informou que os gastos na prática são muito pequenos. Assim, não gera um impacto direto na conta de luz. Saiba mais sobre carregador na tomada.
Quanto pode aumentar minha conta de luz com o carregador na tomada?
Este consumo chamado de stand by não representa nada mais que algumas moedas, R$ 0,60, por ano. O mesmo ocorre com o aparelho celular carregando, haja vista, que os gastos não chega a R$ 4,00 anuais. Logo, esses aparelhos de baixo consumo de energia não demandam grandes gastos na conta de luz.
A maioria dos carregadores consome menos que aparelhos que acostumamos a deixar plugados, tais como geladeiras, televisores, micro-ondas entre outros. As pessoas tendem a deixar carregadores na tomada devido a praticidade. Quando utilizamos o mesmo carregador em diversas partes da casa e tiramos da tomada, existe uma possibilidade maior de esquecer onde deixamos.
É arriscado deixar carregador na tomada?
Essa é outra pergunta clássica que o professor de engenharia explica. Segundo ele, carregadores originais não representam riscos de explosão e incêndios, contudo, eles precisam das certificações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Esses carregadores passam por uma série de testes.
Os riscos que podem apresentar é basicamente com crianças e animais que podem morder ou levar pegar nestes fios. Igualmente, podemos esbarrar neles e quebrá-los, mas riscos de explosões ou incêndios são descartados.