A criação de peixes em cativeiro é chamada de piscicultura e tem crescido muito no Brasil. Existem criações de peixes em larga escala, voltadas mais para comercialização e as menores para consumo próprio. Em cidades grandes em que as pessoas não possuem terrenos grandes, a criação de peixes ocorre até em caixas d’água. Veja como começar uma criação de peixes.
Para quem quer iniciar uma criação de peixes, a primeira coisa a ser feita é saber identificar quais as melhores espécies para criação em cativeiro. Igualmente, é muito importante classificar o local que os peixes serão criados. Quem mora em local muito grande e dispõe de água em abundância para criar um tanque isso é bem mais interessante. Vamos analisar algumas situações para criação de peixes desde quem mora na zona urbana até quem reside na zona rural. Você vai aprender como começar uma criação de peixes.
Ademais, veja também: Aprenda como plantar alho em casa em canteiros e vasos
Como escolher o melhor lugar para criar peixes
Como já adiantamos, quem reside na zona rural ou sítios pode contar com espaço maior para desenvolvimento de um tanque. Entretanto, pode criar peixes até em caixas d’água de polietileno. Todavia, será primordial seguir alguns passos importantes como, por exemplo, a oxigenação da água. Não menos importante para a criação de peixes em caixas de polietileno é saber a temperatura da água.
Filtros e oxigenação
Para o processo de criação de peixes é fundamental o desenvolvimento de filtros para ocorrer a filtragem de sólidos e amônia. Igualmente, o sistema de oxigenação da água precisa ser eficiente. Já é possível encontrar alguns aeradores adaptáveis para essas caixas d’água. O aerador é um equipamento que de forma automática promove a oxigenação da água.
O sistema de filtragem possui três filtros diferentes em que a água circula e retorna a caixa. Existem muitas dicas caseiras para construção de filtros e aeradores, todavia, o mais indicado é adquirir um produto que, de fato, garanta resultados. A criação de peixes exige muitos cuidados para não ocorrer a morte dos alevinos.
Além disso, veja mais: Não sabe PLANTAR girassol? Veja como é fácil e prazeroso
Espécies e alevinos
Os alevinos são os filhotes dos peixes conforme a espécie que deseja criar. Para este tipo de criação os mais indicados são pacus, tilápias, carpas capim, curimbatás, lambaris, dourado, piaçus e piracanjubas. Além disso, essas espécies podem ser encontradas em casas rurais e demais lojas especializadas em produtos para o homem do campo. O custo dos alevinos não é muito alto.
Ração para peixes
A ração que alimenta os peixes é outro fator que deve ser criteriosamente pesquisado. Dito isso, é importante saber que existem rações diferentes para cada fase do peixe. Quando ainda alevinos é recomendada uma ração finamente moída. Isso porque o peixe não tem condições de comer uma ração maior devido a sua anatomia. A quantidade de ração dependerá muito do tamanho dos peixes, temperatura da água e outros pequenos fatores. A melhor forma de saber é observando a quantidade de ração que sobra na flor da água ou embaixo da caixa que após a alimentação dos peixes.
Quando ainda são alevinos os peixes devem ser alimentados pelo menos duas vezes por dia. Os melhores horários para alimentação dos peixes é no amanhecer e bem a tarde já finalizando o dia. É importante adquirir rações que sejam ricas em nutrientes, pois, peixes com baixa nutrição reproduzem menos e ficam doentes.