A couve é uma das mais completas hortaliças quando o assunto são nutrientes e alimentação saudável. Muito utilizada em diversos pratos, receitas e saladas, ainda é principal ingrediente de sucos detox. Ter uma couve em casa que seja livre de agrotóxicos ou outros produtos químicos, geralmente usados em plantações em larga escala, é uma excelente ideia.
Se você pretende plantar couve, mas não sabe por onde começar, vamos te mostrar todos os detalhes para você plantar e colher corretamente. A couve pertence ao mesmo vínculo familiar do brócolis, repolho e couve-flor. As folhas da couve podem atingir até 1 metro a depender das condições do cultivo. Existem espécies da couve com folhas lisas e largas com conotação da cor verde-escura, a mais comum. Entretanto, também existem com folhas mais curtas, crespas e colorações diferentes, incluindo roxo, esbranquiçadas e até rosadas.
Ademais, veja ainda: Como cultivar morangos em casa
A adaptação climática da couve também é algo interessante, haja vista, que ela se adapta melhor a climas frios, mas resiste bem a temperaturas mais quentes. Como ela é mais amante do frio, melhor época para cultivá-la é nas estações de outono e inverno.
Começando o plantio da couve
Para quem dispõe de espaço para um canteiro esse é o melhor lugar para o plantio da couve. A espécie que mais adapta em regiões que não são tão frias é também a mais comum no Brasil, que é a couve-manteiga. Essa espécie se caracteriza pelas folhas verdes-claras e lisas arredondadas. O plantio é feito por meio da semente ou mesmo de mudas retiradas de outras plantas já colhidas. Entretanto, deve-se colher o chamado “rebento” diretamente do caule e plantá-los ainda verdes.
O preparo do solo é uma das partes mais importantes antes de plantar sua couve. O esterco de gado é uma das melhores formas de adubar o solo. Acrescentar adubo químico também ajuda a deixar o solo mais rico em nutrientes para o desenvolvimento da couve. Alguns especialistas recomendam a utilização do adubo tipo NPK, mas você deve fazer uma análise para saber se o solo que receberá a planta precisa ou não de acréscimo de adubo.
Além disso, veja ainda: Cultivar rúcula em casa; Dicas básicas para uma excelente produção
Exposição a luz direta ajuda no desenvolvimento
A couve se desenvolve bem em climas que sejam amenos e depende da luz direta do sol para se desenvolver. Caso você more em região muito quente e suspeita que possa prejudicar a sua plantação de couve, pode fazer uma espécie de proteção ou estufa para os horários mais quentes do dia.
Para quem pretende cultivar em vasos pode deixar em local interno a meia-sombra que desenvolve-se muito bem. Entretanto, é necessário um pouco de luz direta para que a couve se desenvolva, principalmente, após começarem o desenvolvimento de folhas.
Como deve ser a rega da couve
A couve exige um solo sempre úmido, mas sem que seja encharcado, por isso, é muito importante que o solo tenha boa drenagem. Para quem cultiva em lugares mais quentes é importante que a rega seja feita diariamente e sempre que notar que o solo esteja seco.