Doenças relacionadas a saúde mental e psicológica são os maiores problemas que enfrentamos atualmente. Uma grande parte da população mundial sofre de transtornos como ansiedade, depressão e fobias. Todavia, o que poucos sabem é que existem algumas atitudes no nosso cotidiano que ajudam a desencadear esses quadros. O PontoLit apresenta 4 atitudes do dia a dia que podem provocar depressão.
Estudos revelam que pessoas com depressão possuem alguns hábitos semelhantes e contribuem para o surgimento desta famigerada doença. Especificamente a depressão pode surgir sem uma causa aparente como podem se desencadear por meio dos chamados gatilhos. Esse último caracteriza-se por situações extremas de impacto emocional, como, por exemplo: perda financeira, fim de um relacionamento, morte de alguém querido, enfim, situações que gerem tristeza, descontentamento e decepções.
Ademais, veja ainda: Veja 5 dicas para começar agora a AUMENTAR a produção de ENERGIA corporal
Atitudes que temos também geram depressão
A depressão independe de tristezas, haja vista, que muitas pessoas chegam a confundir uma tristeza com depressão. Contudo, fortes pressões emocionais podem ser um gatilho para desenvolvimento de quadros de depressão. A primeira coisa que temos que entender é que pessoas com quadros de depressão não estão produzindo serotonina que é um neurotransmissor que produz em nós a sensação de bem-estar, felicidade. Algumas de nossas próprias atitudes podem desencadear quadros depressivos a longo prazo.
Baixa auto-estima e esperar o pior de tudo
Esses pensamentos de negatividade em relação a coisas do cotidiano é um dos principais causadores de quadros de depressão a longo prazo. Pessoas que possuem baixa auto-estima e observam as coisas com olhar negativo, tendem a criar a plataforma perfeita para a depressão. Por isso, é importante o exercício da confiança em si e no resultado positivo das coisas.
Além disso, veja ainda: Benefícios da Creatina para mulheres: uma energia anaeróbia do corpo
Perda de sono por período prolongado
Quando alguém passa meses e até anos sofrendo de insônia e não conseguem dormir o mínimo de 8 horas por noite, existe uma probabilidade muito grande de desenvolver quadros de ansiedade e depressão. Isso ocorre porque a produção de serotonina diminui drasticamente e a pessoa sempre acorda indisposta e sentindo-se mais estressada e sem ânimo. Por isso, recomenda-se procurar um médico sempre que apresentar quadros de distúrbios do sono.
Consumo excessivo de álcool e drogas
Tanto o álcool quanto as drogas são fortes aliados da depressão, sobretudo, para pessoas que recorrem a alguma destas drogas em momentos de tristeza. No momento do consumo de ambos o indivíduo pode até sentir uma sensação de prazer e sentir-se melhor, contudo, após o efeito o quadro de depressão é ainda maior. É muito comum entre os brasileiros recorrer ao álcool, por exemplo, quando sentem uma decepção, perda de emprego, fim de um relacionamento e até mesmo quando seu time perde. Esses hábitos a longo prazo podem gerar um quadro de depressão.
Ser demasiadamente fleumático
Geralmente uma pessoa fleumática é super tranquila, controladas, falam pouco e aparentemente são exemplos de personalidade serena. Contudo, pessoas muito fleumáticas também tendem a falar e desabafar pouco. Quando temos sentimentos e situações que não nos agradam e permanecemos guardando temos uma grande inclinação a desenvolvermos um quadro de depressão. Tornar-se mais sociável e desabafar mais nos faz bem e nossa saúde psicológica agradece.
Ademais, essas são apenas algumas dicas de atitudes diárias para evitarmos e assim, protegermos mais nossa saúde mental. Em caso de depressão ou ansiedade o recomendável é buscar ajuda de um profissional da área. Uma saúde mental que não vai bem é tão grave quanto outras doenças.